Você está aqui: Página Inicial > Outros Produtos > Integrado > Apresentação
conteúdo

Apresentação

DETER

Este relatório apresenta o agregado dos dados do DETER, avisos de desmatamento e de degradação florestal, mapeados a partir de agosto de 2020. 

Baseado em imagens de satélite de observação da Terra captadas pelos sensores WFI a bordo dos satélites CBERS-04 e CBERS-04A, o sistema DETER é destinado a orientar a fiscalização em campo, feita pelos órgãos competentes. Este relatório destina-se exclusivamente para compartilhar antecipadamente as principais análises com as autoridades do Governo Federal.

 

Programa Queimadas

O INPE mantém há mais de 30 anos um programa operacional de monitoramento de fogo na vegetação por satélite. Ao longo destes anos foram desenvolvidas várias metodologias e sistemas computacionais que permitem identificar focos de fogo ativo em imagens de 10 satélites com resolução espacial entre 375 a 4 km. Atualmente são empregados os satélites da série NOAA (18, 19 e 20), GOES (16), TERRA, AQUA, S-NPP, METOP (B e C) e METEOSAT (11). Além das coordenadas de localização dos focos ativos, o Programa Queimadas produz mensalmente a cicatriz da área atingida pelo fogo com base nos satélites TERRA e AQUA para toda América do Sul e quinzenalmente para o bioma Cerrado, com base em imagens do satélite Landsat 8. Adicionalmente, diariamente é gerado um mapa de risco de foco para América do Sul calculado essencialmente pelo histórico da precipitação nos últimos 120 dias, considerando ainda  dados da temperatura máxima do ar e da umidade relativa do ar mínima, tipo de vegetação e histórico de ocorrência de focos. 

 

Para conferir todos os boletins lançados, acesse à página do Boletim Mensal Integrado dos Avisos de Desmatamento, Degradação e Queimadas na AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA