Você está aqui: Página Inicial > Informações > Apresentação
conteúdo

Apresentação

Queimadas e Incêndios Florestais

Ocorrência do fogo na vegetação é o tema deste portal, http://www.inpe.br/queimadas, desenvolvido no INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

O Programa Queimadas do INPE realizar pesquisa, desenvolvimento tecnológico e a inovação de produtos, processos e geoserviços para o monitoramento e a modelagem da ocorrência e propagação e classificação do fogo ativo na vegetação, seu risco, extensão e severidade, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Modelagem Numérica

Os dados para a América, África e Europa, são atualizados automaticamente todos os dias do ano, e o acesso às informações é livre para qualquer interessado por meio de mapas, tabelas e gráficos.

As informações neste portal estão divididas em blocos:

  1. SIG BDQueimadas, permite visualizar os focos em um Sistema de Informação Geográfica On-Line (WebGis), com opções de filtragem dos focos em períodos, regiões de interesse, satélites, planos de informação (p.ex. desmatamento, hidrografia, estradas), etc., além da exportação dos dados em formatos csv, shapefile e kml.

  2. Ciman Virtual, é o sistema de monitoramento e apoio ao Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional e Federal em Brasília, visando integrar dados derivados de satélites com informações, fotos e detalhes das equipes que estão em campo combatendo o fogo, em tempo real.

  3. TerraMA2Q, é um sistema de software livre voltado para criação de salas de situação e monitoramento de fogo com dados e Know How do INPE.

  4. Focos nas Áreas Protegidas,  é um Boletim Diário das Áreas Protegidas e Territórios Indígenas com Focos Ativos detectados no dia anterior, incluindo links que os mostram já inseridos no SIG do monitoramento.

  5. Área Queimada, são polígonos representando as estimativas  das  cicatrizes das áreas  queimadas geradas a partir de imagens de resolução espacial 30m (aq30m) e 1km (aq1km).

  6. Risco de Fogo, é o dado que representa a condição do risco de fogo observado utilizando dados meteorológicos dos últimos 120 dias, e previsões futuras considerando dados de modelos numéricos de até 5 dias; Com estes dados estão sendo produzidas publicações regulares chamadas de "Anuário de Risco de Fogo" e novos produtos estão sendo criados como resultados do projeto FIP-RISCO .

  7. O Sistema de Informações Ambientais Integrado a Saúde (SISAM) é uma ferramenta de análise de dados pontuais e espaciais que combina informações de concentrações de poluentes oriundas de estimativas de emissões de queimadas e de emissões urbanas/indústrias, dados de monitoramento de focos de queimadas e dados meteorológicos pretéritos.

  8. Relatório por e-mail,  permite ao usuário interessado em receber automaticamente um resumo diário por e-mail efetuar seu cadastro, onde se define individualmente o conteúdo dos relatórios e mensagens de alerta que serão enviados automaticamente.

  9. Informações Atuais é um bloco que apresenta o link para o Relatório Diário que contém o último resumo do monitoramento de queimadas em formato pdf, que poderá ser salvo pelo usuário para análise detalhada dos dados. Existe também  o link para a Situação Atual, que é um exemplo de "Sala de Situação Atualizada" do Portal, e fornece para os últimos dois dias os resultados de processos analíticos automatizados relevantes do monitoramento de focos de fogo ativo na vegetação feito pelo INPE a partir de imagens satélites. Vários itens nos títulos das figuras e tabelas podem ser selecionados, alterando as apresentações gráficas conforme as preferências espaciais e temporais do usuário. Passando o mouse sobre os ícones e figuras serão indicadas as opções ativas.

  10. Boletins Internos, com links para produtos adicionais em formato PDF gerados pelo Programa Queimadas, o InfoQueima é um periódico mensal com contribuição de toda equipe para contextualizar os pontos mais importantes acontecidos em cada mês, Também estão disponíveis publicações geradas para atender demanda específica do Ibama/Prevfogo sobre o monitoramento do bioma Amazônia e , 

  11. "Links Relacionados", com indicações de acesso ao Boletim do Ibama de Monitoramento de Queimadas e Incêndios, a uma coleção de páginas com matérias, fotos, vídeos e sites diversos sobre este tema, à composição da equipe deste trabalho, e aos agradecimentos.

  12. "Notícias e Destaques", com informações, notícias e links de destaque na ocorrência do fogo na vegetação, e não restritas apenas à detecção de focos com satélites.

  13. "Aviso", com informações operacionais indicando novidades, falhas e detalhes relevantes na geração dos produtos do monitoramento do fogo na vegetação.

O INPE também gera outros produtos de queimadas que não são divulgados neste portal, atendendo necessidades individuais de usuários que optam em fazer o próprio processamento dos dados brutos enviados pelo INPE; um exemplo destes é o caso do PrevFogo/Ibama.

Esta versão 4.0 da página de Queimadas e Incêndios do INPE foi lançada em xx/Abril/2011, em substituição à versão 3.0, iniciada em 16/julho/2007. Ela está sendo melhorada continuamente, assim como seus produtos e documentos de suporte, na expectativa de facilitar o acesso a informações que já existiam em alguns setores do Instituto, e de iniciar o primeiro portal nacional no tema, com a adição de notícias e informações gerais.

Aguardamos sua opinião e sugestões para nos auxiliando a melhorar nossos produtos.