Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Clique aqui para utilizar a plataforma
Mapa de Risco de Fogo
Risco de Fogo
Sobre o Risco de Fogo

Sobre o Risco de Fogo

O Risco de Fogo (RF) é um produto que apresenta a suscetibilidade da vegetação para sua queima, do ponto de vista meteorológico. No cálculo são utilizadas informações do tipo de vegetação, histórico da chuva nos últimos 120 dias, umidade relativa mínima e temperatura máxima, ambas à superfície. O RF não considera os efeitos da direção e da velocidade do vento, pois estas são variáveis relacionadas à propagação do fogo, o que não se aplica ao escopo deste projeto.

Procedimentos para calcular o Risco de Fogo Meteorológico

Os procedimentos utilizados para o cálculo do Risco de Fogo e as informações sobre as fontes dos dados meteorológicos e de uso e cobertura do solo podem ser acessados por meio deste link.

Risco de Fogo Saiba Mais
Publicações

Publicações

Os trabalhos publicados no contexto do Projeto FIP Cerrado mostram alguns dos resultados obtidos comparando as melhorias do novo modelo de risco de fogo com as versões anteriores para o bioma Cerrado bem como para outros biomas brasileiros.

Saiba Mais
Apresentações

Apresentações

As apresentações realizadas em diferentes eventos mostram as diferentes aplicações dos produtos que serão gerados pelo Programa Queimadas do INPE no contexto do Projeto Fip Cerrado. As apresentações incluem informações sobre focos de queimadas, risco de fogo na vegetação, capacitações sobre a ferramenta TerraMA2Q e experimentos de campo realizados utilizando drones.

Saiba Mais
Anuário

Anuário

O anuário apresenta o registro histórico diário de todos os mapas de Risco de Fogo para um determinado ano, bem como sua metodologia.

Clique aqui para acessar o anuário.

O anuário fornece informações que podem ser utilizadas na tomada de decisões relativas à gestão do uso do fogo, uma vez que é possível visualizar datas anteriores à corrente, e assim realizar estudos ambientais dos mais variados tipos como, por exemplo, a geração de laudos.

FAQ

FAQ

  1. O que é o Risco de Fogo?

    O Risco de Fogo ou Risco de Fogo Meteorológico indica o quão suscetível a vegetação está para ser queimada do ponto de visto meteorológico, a partir de variáveis ambientais (precipitação, temperatura e umidade relativa do ar) e do tipo de vegetação do local. A velocidade e a direção do vento não são consideradas no cálculo, pois são mais relacionadas com a propagação do fogo, que não é o foco deste trabalho. Considera-se no seu cálculo, o histórico de precipitação dos últimos 120 dias, a temperatura e a umidade relativa do ar, ambas próximas à superfície. Ele é classificado em cinco categorias: mínimo, baixo, médio, alto e crítico; sua distribuição é diária, cobrindo toda a América Latina na resolução espacial de 1 km.

  2. Os dados meteorológicos utilizados no modelo de Risco de Fogo são de livre acesso?

    Sim, todos os dados diários são obtidos de fontes de livre acesso e confiáveis. A estimativa de precipitação via satélite é oriunda do Integrated Multi-satellitE Retrievals for GPM (IMERG, resolução espacial de 10 km) da National Aeronautics and Space Administration (NASA). A temperatura (℃) e a Umidade Relativa do Ar (%), ambas próximas à superfície, são do modelo americano de previsão numérica de tempo Global Forecast System (GFS, resolução espacial de 25 km). Como as variáveis possuem resoluções espaciais distintas, as mesmas são reamostradas para 1 km, que é a resolução do mapa de vegetação.

Saiba Mais
Trabalhos de Campo

Trabalhos de Campo

Os trabalhos de campo tiveram como objetivo entender a dinâmica do fogo prescrito na vegetação, para a partir dela aprimorar o equacionamento do atual modelo de risco de fogo. Os trabalhos são feitos em parceria com os brigadistas do IBAMA/PREVFOGO e indígenas que residem nas regiões visitadas.

Saiba Mais
Treinamento TerraMA2Q

Treinamentos

Uso dos produtos de Risco de Fogo com TerraMA2Q

As atividades e treinamentos práticos são direcionados a pessoas e instituições que desejam utilizar as informações ambientais e de risco de fogo na plataforma TerraMA2Q para auxiliá-las na tomada de decisões.

O treinamento tem como objetivo tornar o uso dessas informações familiar ao aluno, orientando a criação de salas de situação e de monitoramento ambiental.

Durante o treinamento são mostrados conceitos básicos de meteorologia e climatologia, diferentes formatos e fontes de dados ambientais e, locais onde e como acessá-los na internet, aplicações dos produtos e, por fim, uma visão geral sobre a plataforma TerraMA2Q.

  • 2019

    Imagens de treinamentos

Contato

Contato

Programa Queimadas - INPE

Av. dos Astronautas, 1.758 - Jardim da Granja, São José dos Campos - SP, CEP 12227-010

Telefone: (12) 3208-6652

Email: queimadas@inpe.br

Parceiros / Apoio

Parceiros / Apoio Plano de Investimento do Brasil para o FIP Projeto Monitoramento Cerrado Risco de Fogo INPE UFMG UFG FUNDEP Banco Mundial FIP Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Governo Federal
Programa FIP Cerrado

Programa FIP Cerrado

O projeto “Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro” faz parte do plano de Investimento do Brasil (BIP) desenvolvido no MCTI - Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), administrado pelo Banco Mundial. O programa FIP Cerrado visa atender a subcomponente, item 2.1., no qual o Programa Queimadas está inserido, sendo responsável pelo “Melhoramento do sistema de informação de risco de fogo do INPE-Queimadas”. A componente 2.1 tem como objetivo aperfeiçoar o modelo de risco de fogo e os seus produtos operacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade e eficácia dos produtos do sistema. De modo geral, o novo sistema incluirá novas variáveis, como altitude do terreno, latitude, dados meteorológicos e de vegetação com maior resolução espacial.

Topo