Você está aqui: Página Inicial > Destaques > Capacitação

Capacitação

Apresentação:

Devido ao aumento na demanda por parte dos usuários, interessados em aprimorar seus conhecimentos, bem como aproveitar melhor os dados e informações geradas pelo grupo de monitoramento de queimadas do INPE, em 2011 foi oferecido um primeiro curso durante o XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto em Curitiba (PR).
  A partir daí outras atividades de extensão e transferência de conhecimentos foram realizadas. A partir de 2013 um conjunto de 5 módulos de cursos está pronto para ser oferecido, sendo que o primeiro faz parte do programa de formação avançada em Geotecnologias da SELPER Capítulo Brasil, que ministra cursos de curta duração destinados a apoiar o uso das geotecnologias no Brasil. Maiores informações sobre os cursos oferecidos pela SELPER, podem ser obtidos em: Cursos de Curta Duração.
Veja algumas videoaulas que proparamos para o aprendizado de como visualizar e fazer download de nossos dados. 

Outros cursos de Queimadas oferecidos sob demanda:

 

1 - Utilização de dados do monitoramento de queimadas por satélite

Este curso apresenta dados e ferramentas de webgis do monitoramento operacional do INPE. Detalha o uso dos dados derivados de satélites ambientais como os focos de queimadas e de incêndios na vegetação, a previsão do risco de fogo da vegetação, e dados meteorológicos e climáticos bem como todas as opções do portal na internet.


2 - Aplicações do Sensoriamento Remoto em estudos de mudanças do uso e cobertura do solo e na degradação ambiental provocadas por queimadas e incêndios na vegetação

Este curso mostra como os dados de sensoriamento remoto de queimadas e incêndios florestais vêm sendo utilizados para o desenvolvimento de diferentes tipos de estudos e trabalhos em nível global e regional. Pretende-se apresentar aos alunos as técnicas utilizadas visando estimular novos trabalhos.

 

3 - Introdução ao uso de ferramentas de geoprocessamento para utilização de dados do monitoramento de queimadas

Este curso capacita os alunos na utilização de ferramentas de geoprocessamento para manipulação, integração, análise e geração de mapas e relatórios derivados de dados do monitoramento de queimadas, para que possam construir seu próprio Sistema de Informações Geográficas (SIGs).

 

4 - Técnicas de análise de dados ambientais de monitoramento de queimadas

Este curso capacita os alunos com noções de informática e que necessitem trabalhar com dados ambientais na utilização de planilhas eletrônicas e SIGs para análise dos dados ambientais de monitoramento de queimadas.
  O objetivo é capacitar profissionais no tratamento e análise de dados ambientais, como observações meteorológicas, dados de sensoriamento remoto, entre outros.

 

5 - Técnicas de processamento digital e de análise de imagens orbitais de satélites ambientais no monitoramento de queimadas.

Este curso capacita os alunos com com noções de informática, de programas de processamento de Imagens e de SIGs, para criarem suas próprias cadeias de processamento a partir das imagens e dados dos satélites utilizados no monitoramento de queimadas do INPE.