Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Mapa de área queimada

Área queimada (km²)

* Veja nota explicativa no final da página.
* Dados disponíveis para exibição a partir de setembro de 2002.
Área queimada (em km²)

Proporção de área queimada (km²)

Área queimada (km²) por bioma por ano

Área queimada (km²) no Brasil por ano

Área queimada (km²) por bioma por ano completo

O produto AQ1Km é construído a partir dos dados MODIS coleção 6 dos satélites AQUA e TERRA concomitante, de baixa resolução espacial (1 km), com o propósito de obter uma estimativa ampla e visão geral das áreas queimadas nos biomas brasileiros.
Para valores com maior precisão geográfica, quanto aos limites e área de abrangência, sugere-se utilizar outros satélites de melhor resolução espacial, como o produto Área Queimada 30m, construído a partir do satelite LANDSAT com resolução espacial de 30 metros.
Os percentuais dos biomas referem-se à extensão territorial de cada bioma
Os percentuais do total anual referem-se à extensão territorial do Brasil
Os dados de extensão territorial são do IBGE
LASA

O Produto AQ1km foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais - LASA, do Departamento de Meteorologia da UFRJ. A metodologia detalhada foi publicada no trabalho:

LIBONATI, R. ; DACAMARA, C. ; SETZER, A. ; MORELLI, F. ; MELCHIORI, A. An Algorithm for Burned Area Detection in the Brazilian Cerrado Using 4 µm MODIS Imagery. REMOTE SENSING, v. 7, p. 15782-15803, 2015.

Este produto encontra-se em fase de validação, em nível de maturidade Provisório, e isto representa que:

- Melhorias incrementais continuam a ocorrer, por este motivo a qualidade do produto pode não ser o ideal;

- A comunidade científica em geral é convidada a contribuir no controle de qualidade e validação do produto, cientes que a validação e o controle de qualidade do produto estão em andamento;

- O parâmetro pode ser utilizado em publicações, desde que a qualidade provisória seja indicada pelos autores. Os usuários são solicitados a entrar em contato com os representantes da equipe científica antes do uso dos dados nas publicações e a recomendar membros da equipe como revisores; e

- O produto está em constante atualização e validação, portanto podem ocorrer alterações de acordo com o lançamento de novas versões. Por este motivo não temos os dados disponíveis para download e nem outras formas de análise, e se necessário entrar em contato com a equipe do Programa Queimadas do INPE para facilitar o acesso aos dados.

Esta classificação segue os mesmos padrões definidos pela NASA e NOAA que podem ser consultadas em:

Por este motivo não temos os dados disponíveis para download e nem outras formas de análise, e se necessário entrar em contato com a equipe do Programa Queimadas do INPE para facilitar o acesso aos dados

Exemplos de trabalho de validação:

Ir para o topo